Quando você pensa em desistir, o que te faz pensar em continuar?!

domingo, 11 de setembro de 2011

AGACHAMENTO: O rei dos exercícios


Já ouvimos falar com certeza que o agachamento é um dos exercícios mais completos e tradicionais utilizados nas academias, desde o surgimento do fisiculturismo, pois envolve um grande número de músculos e articulações, não é a toa que treinadores e atletas de todo o mundo consistem em chamar o agachamento de “o rei dos exercícios”. Apesar de ser cercado de mitos, comentários maldosos, e mentiras.
É um exercício extremamente funcional, utilizamos esse movimento sempre em nosso cotidiano, quando algo cai no chão e vamos pegar, sentando ou levantando de  uma cadeira o agachamento já está presente em nossas vidas desde pequeninos, e ainda assim existem pessoas que restringem seu uso sem argumentos plausíveis e informações sólidas. Segundo alguns conceitos, o agachamento profundo é perigoso porque ao flexioná-los num ângulo maior que 90º aumenta a tensão na patela, porém quando agachamos além dos 90º além de atingir quadríceps, tão são requisitados os músculos posteriores ajudando a neutralizar o efeito tensor exercido na patela.


 Não estou comentando sobre agachamento no hack, agachamento no smith, estou falando do AGACHAMENTO COM BARRA LIVRE, na execução, nada melhor que manter as costas eretas, a lombar firme e os ombros para trás, não seguindo essas considerações sobre postura, provavelmente poderá ocorrer uma lesão, o uso de cinturões e bandagens nos joelhos também é uma verdadeira mão na roda, eu particularmente não treino sem nenhum dos dois acessórios. Quando você agacha até 90º ocorre uma transferência de tensão negativa aos joelhos, é como se você cortasse o movimento completo, já no agachamento completo essa tensão se aplica na parte baixa do movimento,  sendo absorvido pelos glúteos e ísquios tibiais, antes de execução do exercício também é importante o aquecimento, podendo ser na bike, transport ou esteira moderados, por até 10 minutos, também seria interessante se fizéssemos de 2 a 3 séries na cadeira extensora, pra aquecer o músculo. As lesões geralmente ocorrem por uso inapropriado de técnicas aplicadas, excesso de treinamento e carga.
É importante começar com uma carga leve tendo a execução perfeita do movimento, aumentando quando sentir necessidade, já cansei de falar aqui no blog que não adianta encher o aparelho de pesos e fazer movimentos curtos e rápidos, isso é de fato, coisa de frango querendo pagar de fortão se afirmando.  O que importa mesmo é a qualidade e a perfeição da técnica aplicada, não a carga. Por isso, é importante o acompanhamento de um profissional de educação física durante os treinos do atleta.


Os benefícios desse exercício não param por aí, é muito importante para a força, desenvolvimento de equilíbrio, confiança, capacidades cardiovasculares, flexibilidade e fins terapêuticos. O agachamento é um ótimo exercício, porém não pode ser realizado por todas as pessoas por vários motivos, e é por isso que felizmente existem outros exercícios que envolvam os músculos utilizados nessa prática. Portanto, não desanime.


 Os erros mais comuns no agachamento:

1 – CURVAR AS COSTAS
Manter as costas eretas é fundamental para o sucesso do movimento.
2 – JOELHOS MUITO A FRENTE
Os joelhos nunca devem ultrapassar as pontas dos pés, ao fazer isso ocorre um stress desnecessário nos joelhos, que prejudica o exercício e pode gerar lesões.
3 – POUCA AMPLITUDE
Para extrair e aproveitar ao máximo o exercício, é fato que a pessoa deve agachar pelo menos até que as coxas fiquem paralelas ao chão.
4 – SE APOIAR NOS DEDOS
Nunca apóie o peso nas pontas dos pés, sempre nos calcanhares.


CONCLUINDO, o agachamento é um ótimo exercício para praticantes de musculação, lembrando que todos tem suas limitações, e é fundamental consultar um médico e um professor de educação física antes de  toda e qualquer atividade física.

Escrito por Mônica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário