Quando você pensa em desistir, o que te faz pensar em continuar?!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O QUE TODO MUNDO DEVERIA SABER SOBRE ACADEMIA!

Hoje traremos respostas e alertas à algumas dúvidas e imbecilidades que rondam o meio da musculação e treino físico em geral, tanto para paspalhões como para paspalhonas. É claro que eu não elaboraria tudo sozinho, o texto tem a colaboração do honrado parceiro Flávio L. Zaniz, profissional de Educação Física que topou dar uns pitacos geniais aqui para que vocês tenham a sempre informação correta.
Portanto, sente a bunda gorda na cadeira, abra seu pacote de baconzitos e preste atenção:

1) CUIDADO COM INFORMAÇÕES DE GENTE IMBECIL
O que fode a busca de informações na Internet são os imbecis que ficam postando em fóruns coisas absurdas como se fossem novidades de treino e suplementação, procurando sempre a proteína milagrosa e cápsulas do tipo “ganhe músculos apenas dormindo, pergunte-me como” (sonho de todo preguiçoso). Tome cuidado, não acredite em tudo que lê e nem submeta seu corpo à experiências.
Por baixo, 80% dos fóruns de fisiculturismo são puro lixo postado por playboys que querem ficar fortinhos pra mostrar a bunda definida na balada. Portanto fuja de dietas que prometem o impossível e “receitas de bolo” milagrosas.
2) MANDE UM CHUTE NO RABO DA LEI DO MENOR ESFORÇO
A lei do menor esforço simplesmente não funciona nesse esporte, se vc é um cuzão que quer ganhar músculos dormindo, tomando cerveja e comendo churrasco e torresmo no final de semana é melhor ficar só no videogame mesmo e acostumar com a pança, ou então servir de rato de laboratório para métodos de crescimento duvidosos baseado em drogas.
Musculação de verdade não é para os fracos e preguiçosos. É simplesmente o esporte mais filho da puta que existe, portanto treine sua mentalidade antes de começar ou será mais um desses paspalhões que ficam fazendo pose no espelho procurando algum caroço novo no braço.
3) LEVANTAR PESO NÃO É TUDO: CAPRICHE NA DIETA
Tá cheio de fanfarrão por aí querendo ganhos rápidos e fudendo a própria saúde com drogas em excesso desnecessariamente ao invés de se esforçar mais e caprichar na alimentação.
Quem nunca viu aquele gordinho que se acha forte na academia, se gaba de pegar mais peso que você mas está lá há tempos com aquela mesma pança de sempre? Ele se gaba na academia, mas fora dela com certeza enche o rabo de gordura hidrogenada e passa o final de semana todo comendo torresmo e tomando porre em baladas. Isso não é vida.
Fique esperto também com as receitas de bolo. Se tiver condições consulte um nutricionista esportivo. Dieta é algo muito individual, nunca tive resultados com receitas de bolo prontas, sempre tive que adaptar e retirar alguns absurdos que uns caras colocam, tipo miojo, salsicha etc (fuja de dietas duvidosas e milagreiras, vc não é um rato de laboratório). O que dá certo pra um, pode ser um verdadeiro desastre pra você. Portanto tome cuidado, tapado.
Tem gente que posta dietas milagrosas, mas não postam o tamanho da barriga que ganham com elas, ou simplesmente somem e não postam fotos dos resultados meses depois. Procure mesclar informações e confirmá-las com profissionais experientes antes de incluir na sua dieta (sim, exige um tempo filho da puta fazer isso, mas vale a pena). Vá testando sua dieta e comparando os resultados até encontrar uma ideal.
Em 2008 fiquei 5 meses praticamente estagnado em termos de ganho, resolvi mudar a dieta e rever os cálculos e não deu outra, em 3 meses tive ótimos resultados e voltei a crescer só com um ajuste na alimentação.
Portanto, quando os seus resultados estagnarem, evite encher o CU de drogas logo de cara e ficar desesperado porque não cresceu 1cm. Prefira primeiro rever sua dieta e treino, 90% das vezes em que há estagnação dos resultados é porque algo precisa ser corrigido na dieta ou no treino. Drogas só em último caso e com muita orientação.

4) DESCANSO TAMBÉM É IMPORTANTE
Muitos paspalhões acreditam que o ideal para ganho muscular é treinar o máximo possível, ficar horas na academia, e em consequência acabam confundindo treino pesado com treino maluco e acabam se fodendo em lesões. Parabéns imbecil, vai ficar 1 mês parado porque quis mudar o mundo em 1 dia.
Alguns levam halteres para a cama para fazerem algumas séries se por acaso acordarem de madrugada.Não seja um desses idiotas. Busque sempre orientação profissional sobre quais grupos musculares deve trabalhar, métodos de treino, tempo de descanso, modo de execução, etc, para não haver estresse e procure sempre repousar bastante, dormindo no mínimo 7 horas por dia. Não tenha vergonha de perguntar ao instrutor da sua academia. Acima de tudo, tenha paciência e os resultados virão.
5) A IMPORTÂNCIA DOS SUPLEMENTOS

Dizem que este esporte é muito filho da puta porque por mais que você treine pesado, tomará no meio do rabo se não se alimentar corretamente. É verdade. Para se alimentar corretamente, você precisa de disciplina e tempo de sobra para preparar uma alimentação balanceada, o que poucos possuem.
A não ser que você tenha uma mamãe em casa preparando tudo que o seu nutricionista esportivo calculou milimetricamente pra você, terá que RALAR muito para encontrar uma dieta legal e balanceada, e muita disciplina para seguí-la religiosamente sem dar escapadas com os amigos para comer torresmo de porco.
Sei que muitos vão achar idiota o que vou escrever mas preciso deixar isso claro: SUPLEMENTO É SUPLEMENTO, DROGAS SÃO DROGAS. Ou seja, pare de chamar de bombado aquele seu colega que toma suplementos ou compra Whey Protein antes que eu meta meu cotovelo “hipertrofiado” na tua cara.
São coisas distintas. Suplementos alimentares normalmente possuem origem vegetal/animal e não são drogas, seu tapado. Como o nome diz, são apenas suplementos para déficits nutricionais na alimentação.
Os principais são: WHEY, ALBUMINA, MALTODEXTRINA, DEXTROSE, BCAA, CREATINA. Deixe de ser preguiçoso/a e procure informações sobre eles no Google.
OBS.: Não recomendo WHEY para iniciantes ainda indisciplinados, devido ao custo. Só indico para quem realmente leva a coisa a sério. Ou seja, se você vai pra academia pra carregar peso pras meninas e ficar olhando a própria bunda no espelho esqueça rapaz, um Toddynho ou no máximo uma Albumina já está ótimo pra você. Mas se você leva a coisa a sério e já sabe como treinar, o benefício dessa proteína justificará o seu custo.

6) EVITE DISPERDIÇAR TEMPO DURANTE O TREINO: DICAS DE COMPORTAMENTO
Como diz o Alexandre Huang, quem fica mais de 1h em academia ou é professor ou quer dar o rabo para alguém. Eis as principais dicas para não ser um paspalhão ineficiente e melhorar a qualidade do seu treino:
- Treine sério, parando apenas para descansar entre as séries e se hidratar. Aproveite bem o seu tempo.
- Esqueça os papos sobre a novela das 8 ou sobre quem vai sair essa semana na roça da Fazenda. Esqueça as pessoas ao redor e concentre-se no seu treino e nos movimentos.
- Olhar discretamente a bunda de alguma gostosa é bom e eleva a testosterona. Mas não faça disso sua meta principal em ir pra academia. Lembre-se: a prioridade máxima é o treino, piranhas só depois. E mesmo depois do treino, vá pra casa se alimentar e descansar, não fique rodeando elas ou carregando peso feito um jumento de carga, elas não vão dar a buceta pra vc por causa disso. Elas tendem mais a admirar alguém que treina sério e não se distrai inflando o ego do que um jumento de carga subserviente que atende e vai correndo a cada estalar de dedos feminino.
Não atrapalhe o treino dos outros falando merdas ou fazendo perguntas para quem está treinando, do tipo “O que vc come?”“Nossaaa manow! Quanto tempo vc levou pra pegar tanto peso assim?”, “Vc toma bomba, cara?” e outras perguntas de viado. Infelizmente a maioria deles são educados e não lhe meterão um soco hipertrofiado na sua cara para vc aprender que academia é pra treinar e não ficar batendo papo. Procure o instrutor da academia para tirar suas dúvidas ou espere chegar em casa pra pesquisar na Internet.
- Não fique descansando sentado no aparelho feito uma donzela, existem mais pessoas que também querem treinar.
Guardem os pesos após treinarem, animais. O marmanjo tá lá, gatinhas olhando, e o cara enche de peso no leg press e saí pra fazer outro exercício e deixa lá 200kg de carga, aí chega uma senhora e vê aquele tanto de peso. Guardar pesos e questão de educação, tua mãe nunca te ensinou “usou guardou”???
7) ÚLTIMAS DICAS:
- Treine coxa e panturrilha. Tem uns caras que malham a parte superior do corpo achando que malhar coxa vai atrapalhar no ganho de músculos no braço. Santa ignorância.

Treinar coxa na verdade ajuda a ganhar massa muscular em todo corpo (inclusive nos bíceps), pois quando se treina coxa(como é um grupo muscular muito grande) ospicos de testosterona são enviados para todo corpo e os treinos feitos em dias anteriores vão ser beneficiados por isso.
Além disso treinar coxa também ajuda emagrecer pelo gasto energético desse grupo muscular.
- Do mesmo modo que tem os animais que não treinam perna, tem asmulheres que não treinam membro superior. “Aí professor, não quero treinar braço eu tenho genética pra crescer braço, não quero ficar igual ao Arnold”.
Aí o professor olha aqueles bracinhos finos dá uma leve risada.
Tudo bem, se não querem treinar braços diretamente, pelo menos treinemcostas e peito, que são exercícios que “pegam” braço também, para assim as senhoritas terem forças pra pelos menos colocar peso no leg press e não ficar atrapalhando a gente pedindo pra colocar e tirar as anilhas de 20kg.
- Tenha objetivos reais e atingíveis a curto, médio e longo prazo e anote isso no papel. Faça uma avaliação física de tempos em tempos pra acompanhar sua evolução. Não confie na balança e nem nesses cálculos idiotas de IMC.Uma avaliação deve ter no mínimo as medidas de circunferência corporais e seu percentual de gordura (geralmente usando adipômetros).
- Treine como um guerreiro, mas sem precisar ficar gritando ou gemendo como um doido.
Ah, e muito menos nem ficar andando pela academia com os braços abertos como se suas costas fossem gigantes. Por favor, paspalhão.
Se quer um bom treino de verdade, deixe seu ego esperando na parte de fora da academia. Lá dentro, concentre-se apenas no treino e não no espelho ou na impressão que os outros estão tendo de você.
Faça direito ou não faça.
Treine direito karaio!
Do que adianta encher de peso no supino e fazer o movimento curto e seu amigo ficar te ajudando a série toda?
Ajuda deve ser somente nas 2 ou 3 últimas repetições
- Se quer trocar idéia com a gatinha do lado, faça isso de forma rápida entre o descanso entre as séries pra não atrapalhar.
Agora seus putos sedentários, saiam da frente do computador, desconecte o MSN, saia do Orkut, feche a janela do Facebook e vá pra academia “acordar” seus músculos e seu espírito espartano.

Com a honrada colaboração de:
Flavio L. Zaniz
Profissional de educação física
Especialista em Fisiologia do Exercício
Professor de musculação
Avaliador físico

11 comentários:

  1. Hahahahha amei esse texto!!!!!!
    Tem vários (as) assim aonde treino, principalmente agora que a gyn está cheia de pessoas "a espera de um milagre" entra na academia em out/nov é quer o corpo perfeito em jan/fev e não consegue, ai chega março já desiste porque não teve resultados e enche a pança de choc na páscoa e espera o próximo calor para ir treinar kkkkk!!!!!!!! Parabéns Xará, amei esse texto!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!
    Tem muita gente que acha que academia é salão de beleza, happy hour...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. HAHAHA!! Apesar do seu palavriado, adorei! kkkkkk

    bjinhos :**

    ResponderExcluir
  4. Peço licença, mas terei que postar no meu facebook...adorei.

    ResponderExcluir
  5. ótimo argumento pra convencer o pessoal a trainar perna.

    Treinar coxa (...) pois quando se treina coxa(como é um grupo muscular muito grande) os picos de testosterona são enviados para todo corpo e os treinos feitos em dias anteriores vão ser beneficiados por isso.

    ResponderExcluir
  6. Show de bola o seu texto, era o que eu queria para postar e desabafar no meu facebook...

    ResponderExcluir
  7. Olha sem palavras, mas falando mesmo assim parabéns pelo texto esplêndido, concordo com tudo, me desculpe a comparação também me lembrou o scarpelly na maneira de se expressar e se não se importar me aceita no face vlw um grande abraço! matheusnac1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Falou td msm... Mas foi mt machista, existem mulheres q so querem se exibir, mas tbm existem aquelas q levam a sério e n querem ser chamadas de piranha pq tem mina q faz isso ... Licença

    ResponderExcluir
  9. ACTIVATE HD
    R$ 116,99

    Activate HD Pré-Workout é um suplemento pré-treino para atletas que combina várias substâncias que estimulam a produção de óxido nítrico, podendo aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos utilizados na atividade física, proporcionando o aumento na performance.

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/suplementos/activate-hd.html

    ResponderExcluir