Quando você pensa em desistir, o que te faz pensar em continuar?!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Quanto maior a sobrecarga maior a massa muscular



A relação entre o treinamento com sobrecargas e o crescimento muscular (hipertrofia), apesar de não ser fisiologicamente precisa até os dias de hoje, já se conhece há uns mil anos. O conto lendário de Milo de Crotona da Grécia antiga ilustra bem este ponto.
Milo, atleta de luta livre, para aprimorar a sua força, levantava um bezerro como exercício diariamente. À medida que o bezerro crescia obviamente crescia a sobrecarga com que Milo realizava o seu treinamento. A reação natural a este processo eram músculos maiores e mais fortes para que Milo pudesse fazer frente à sobrecarga.
Hoje, isso é conhecido como principio de sobrecarga, sendo que nas academias, ao invés de bezerros, para os principiantes e touros, para os atletas avançados, encontram-se barras, anilhas e demais equipamentos específicos para cada parte do corpo. O objetivo de qualquer forma é um só: Aumento da massa muscular.
É importante salientar que, normalmente no inicio de um programa de treinamento com pesos é comum observar grande aumento de força sem que ocorra aumento da massa muscular visível. Existem várias evidencias que indicam que este aumento inicial de força deve-se a um maior recrutamento de unidades motoras. Estas unidades motoras, que assim neurônios conectados a fibras musculares, praticamente permaneciam “adormecidas” e com a aplicação da sobrecarga passam a ser ativadas. A hipertrofia do músculo (aumento de volume) ocorre em um estágio posterior desde que o treinamento continue de forma regular e com aplicação de mais sobrecarga.
E quanto à inatividade física? Se o treinamento regular com sobrecargas provoca aumento da massa muscular, a ausência do mesmo provoca a redução da massa muscular como uma reação natural do organismo. É o que ocorre com alguém que teve o braço engessado por algumas semanas. A inatividade provoca o atrofiamento muscular do membro.
É muito comum entre os leigos ouvir que os músculos, (despencam) após os atletas pararem de treinar musculação ou quando envelhecem. Despencar é um pouco trágico, mas como vimos anteriormente, ocorre uma diminuição da massa muscular, pois o organismo não manterá uma sobrecarga desnecessária em massa muscular que não estiver sendo utilizada regularmente; porem, ao retornar os treinos a massa muscular anteriormente desenvolvida retornará mais facilmente. Obviamente, não é como começar do zero novamente.


Livro: Anabolismo Total
Autor: Waldemar Marques Guimarães Neto
Comentários: EXCELENTE livro, extremamente recomendado.

2 comentários:

  1. adorei seu blog,vejo todos os dias ....

    ResponderExcluir
  2. Olá Mônica!

    primeiramente Parabéns pelo excelente blog!!! conheci hoje atarvés da fan page da Kaka Wokout e já te digo que fiquei fã, como é defícil encontrar blogs com bom conteúdo... o seu está de parabéns!!!

    Déia

    ResponderExcluir