Quando você pensa em desistir, o que te faz pensar em continuar?!

terça-feira, 30 de abril de 2013

GUIA BÁSICO PARA UM PESO SAUDAVEL




Este artigo é mais que um guia básico de instruções para se chegar a um peso saudável, é também uma ponte entre o meu trabalho diário e você que está se dedicando nesta leitura e que possivelmente busque, assim como muitas pessoas, perder uns quilinhos. Aqueles que estão acima do peso já estão cansados de informações duvidosas e das imposições repressivas que lhe são feitas, como dietas onde só se comem frutas ácidas por muitos dias, dietas com restrições alimentares conforme tipo sanguíneo ou tipo de lua, por exemplo. A maioria dos indivíduos com sobrepeso e obesidade já recorreram a tratamentos milagrosos que não levaram senão à perda de somente alguns gramas e ainda deixaram um saldo triste: uma fome insuportável e um humor negativo para convívio. Meus clientes são capazes de emagrecer de repente por simples critérios de combinações dos alimentos. Vale ressaltar que ser gordo ou magro é uma decisão muito pessoal, e eu não sou o juiz desta questão. O que eu quero aqui é ajudar da melhor forma as pessoas que buscam incansavelmente o emagrecimento e a cada dia estão mais obesas. Sempre enfatizo em minhas consultas que o excesso de peso é a maior causa de mortes na atualidade direta ou indiretamente, matando mais do que todas as doenças juntas. É importante lembrar que a obesidade não é uma doença, e sim a causa de muitas. Segue abaixo os itens do guia para você seguir e atingir um peso saudável de uma forma segura e sem a utilização de medicamentos.
CAFÉ DA MANHÃ – durante a noite, o organismo fica um longo período em jejum. Por isso, a primeira refeição da manhã deve ser rica em nutrientes que reponham as energias e abasteçam seu corpo, como carboidratos, gorduras, proteínas e fibras, para que ele funcione bem ao longo do dia.OBS: Escolha um item de cada grupo e varie seu cardápio. GRUPO 1 – pão integral; aveia em flocos; batata doce assada. GRUPO 2 – queijo cottage; queijo quark; requeijão light ou zero. GRUPO 3 –banana; mamão papaia; uva; melão; melancia; abacaxi. GRUPO 4 – WHEY PROTEIN; CASEINA MICELLAR; leite de soja light; colágeno hidrolisado.
ALMOÇO – metade do dia já se foi, no almoço não é necessário ingerir tanto carboidrato quanto no café da manhã. Já as proteínas e as fibras devem estar presentes em maior quantidade para garantir saciedade até na hora do lanche e evitar que você devore tudo o que encontrar pela frente antes do jantar. GRUPO 1 – carne vermelha magra; peito, coxa ou sobrecoxa de frango sem pele; filé de peixe – ASSADO, COZIDO OU GRELHADO. GRUPO 2 – arroz integral; macarrão integral; aipim; batata doce. GRUPO 3 – verduras à vontade e legumes com moderação. GRUPO 4 – feijão; lentilha; grão de bico; soja em grãos.
JANTAR – no jantar, seu metabolismo já está mais lento. Por isso, o ideal é ingerir alimentos de fácil absorção, como as carnes brancas, por exemplo. Diminua o consumo de carboidratos e invista nas proteínas magras para que não haja desconforto gástrico nem excesso de calorias, que serão queimadas com mais dificuldade e podem ser armazenadas na forma de gordura. GRUPO 1 – peito, coxa ou sobrecoxa de frango sem pele; peixe; claras de ovo; atum ou sardinha sem óleo. GRUPO 2 –arroz integral; macarrão integral; aipim; batata doce. GRUPO 3 – verduras à vontade e legumes com moderação.
IMPORTANTE: para manter a saúde e a forma em dia não basta apenas cuidar do que coloca no prato durante as refeições. É essencial comer alguma coisa a cada três ou quatro horas em média, evitando desta forma que a pessoa fique com muita fome e compense na próxima vez que sentar à mesa, e ainda mantém o metabolismo funcionando normalmente. Se permanecermos muito tempo em jejum, o corpo entende que está passando por um período de racionamento e, por isso, precisa estocar energia. O resultado? Você acaba engordando. Frutas, iogurtes, castanhas, barras de cereal e proteína são algumas opções.
IMPORTANTE: quem pratica atividade física precisa nestes dias reforçar o cardápio com porções extras de carboidratos e proteínas. O carboidrato dá energia e participa da contração e da recuperação muscular, por isso seu consumo é indicado antes e depois do treino. Logo após a atividade física é preciso comer alguma fonte de proteína. Ela é fundamental para a recuperação e construção dos tecidos corporais, entre eles os músculos. 
IMPORTANTE: a utilização de qualquer suplemento, mesmo sendo natural, com o objetivo de potencializar o emagrecimento ou reduzir a flacidez deve ser prescrita por um nutricionista.

Por:
OSVALDO NETO
Mestre em Ciências Farmacêuticas
Especialista em Fitoterapia
Especialista em Nutrição Esportiva

2 comentários:

  1. Sente – se frustrado por não ganhar músculos? Conheça um método 100% natural para ter músculos rapidamente e sem segredos!

    www.cursosinterativa.blogspot.com.br/2013/05/ganhe-musculos-sem-segredos.html

    ResponderExcluir
  2. Ganhe Músculos Sem Segredos!
    No nosso e-book principal você aprenderá ganhar músculos SEM SEGREDOS! de maneira simples e eficaz.

    Todas as pessoas estão em busca do corpo perfeito, magro, musculoso, definido, enfim,
    mas falham e rapidamente desistem de seus objetivos. No nosso e-book você vai aprender a ganhar músculos com um programa de treinamento adequado, totalmente voltado para ganhar músculos de verdade.

    Outros benefícios, que o e-book oferece:

    - Mais de 25 Receitas Para Ganhar Massa Muscular.
    - Mais de 50 Exercícios Para Ganhar Músculos e suas execuções corretas de movimento.
    - Planos de Treinamento
    - Planos de Suplementação
    http://hotmart.net.br/show.html?a=T890300i

    ResponderExcluir