Quando você pensa em desistir, o que te faz pensar em continuar?!

domingo, 2 de outubro de 2011

ENTREVISTA COM A ATLETA DE BODYBUILDING CINARA POLIDO!



Cinara, primeiramente queria agradecê-la por aceitar fazer a entrevista para o blog! Além de muito linda, sarada, determinada, vi que você é uma pessoa de um coração imenso, achei muito legal seu apoio a luta contra os abusos aos animais, amei a iniciativa! 


Mônica - Cinara, você era gordinha antigamente, como foi a sua luta pra emagrecer e ficar em forma, de onde veio essa iniciativa de querer perder peso e se tornar uma atleta?!


Quando iniciei os treinos de musculação, há 13 anos atrás eu era muito magrinha e com pernas finas, comecei a treinar visando o aumento peso, sempre treinei bem, mas nunca havia feito dieta, pelo contrário como eu queria aumentar o peso, comecei um ciclo vicioso de doces e gorduras diariamente... foi quando vi uma foto minha que notei que estava bem gordinha. Aí já formulei minha reeducação alimentar, o primeiro a fazer foi diminuir os doces (amo doces) e substituir por gelatina diet, cortar as frituras e os alimentos gordurosos, em 2 meses perdi aproximadamente 10 kgs. 
Mas só iniciei a preparação como atleta em 2010, aí sim, mudei da reeducação alimentar (onde tudo é permitido mas em quantidades moderadas) e passei a fazer a dieta como atleta mesmo, onde é restringido totalmente alguns alimentos como: produtos lácteos (lactose), alimentos com açucar e somente consumo gorduras "boas" vindas das castanhas, azeite... etc. 


Mônica -  Quais são as suas medidas atuais?

Peso: 57 kgs
Altura: 1,58 m
Braços: 33 cm
Coxas: 58 cm
Cintura: 66 cm
Quadril: 87 cm


Mônica - O que você diria para as pessoas que querem seguir o caminho do bodybuilding?

Muito foco, disciplina, determinação e paciência, pois os resultados são a longo prazo, o processo é demorado para conseguir transformar o corpo. O bodybuilding não é só um esporte e sim um estilo de vida. Nada de baladas e bebidas alcoólicas.





Mônica - Qual a sua rotina de treino? Treina quanto tempo por dia, que treino está fazendo no momento, faz atividades aeróbicas?

Em off treino de segunda e sexta e em pré-contest treino de domingo à sexta.
Atualmente estou em pré-contest:
Segunda e Sexta: abdome, pernas (quadriceps e posteriores) e glúteos.
Terça: Peito, deltoides, bíceps e panturrilhas.
Quarta: Glúteos e Abdome.
Quinta: Dorsais, tríceps e panturrilhas.
Domingo: Dorsais e panturrilhas.

Após a musculação caminhada moderada na velocidade 5.4 na esteira por 30 minutos.


Mônica - Qual é a base da sua alimentação em OFF e em ON?

A base é a mesma tanto no off como no on. Sempre estou em dieta, meus principais alimentos são: batata doce, aveia; macarrão, arroz e pão (tudo integral); claras de ovos, peito de frango, carne vermelha magra e peixes. Somente a quantidade de carboidratos é que muda, no ON cai bastante a quantidade em relação ao off, mas uso os mesmos alimentos.

Mônica - E a  suplementação?

É essencial o uso de Whey protein (proteína com alto valor biológico, proporcionando melhor absorção e aproveitamento do que os alimentos, principalmente no pós treino), BCAA como "anti-fadigante" e recuperador e glutamina antes de dormir para deixar o sistema imunológico sempre fortalecido. 

Mônica - Você faz dia do lixo? O que come geralmente? RS

Não faço o DIA do lixo, mas a REFEIÇÃO do lixo, mas só quando estou em off. Normalmente no sábado OU domingo, faço uma refeição do que tenho vontade e como sobremesa o chocolate tão esperado....


Mônica -  Como você concilia treino, trabalho, marido, filhos, casa?
Acordo todos os dias as 5 hrs, tomo meu café da manhã (sempre mingau de aveia feito com água e depois de cozido adiciono o Whey protein) espero uns 40 minutos para a digestão e 6 hrs já estou treinando.
Ás 9 estou na loja de suplementos Nature House, onde trabalho e fico até as 19 hrs. Chego em casa, preparo todas as minhas refeições do dia seguinte. 

Mônica - Quais são seus produtos de beleza favoritos? (Cabelo, corpo, rosto)

Não tenho produtos de beleza favoritos, as vezes acho que não sou muito vaidosa... rsrs... acabo sempre me importando mais com a parte do fisico e deixando um pouco esse lado... rsrs... mas como meu cabelo possui mechas, gosto de usar shampoos, condicionadores e cremes da Natura, fazendo hidratações sempre que eu achar necessário. 



Mônica - No treino, você tem algum exercício que acha essencial, q não pode faltar na sua rotina, se sim, qual?

Gosto muito de fazer avanço na barra guiada com banco. Pela amplitude de movimento exercita muito bem as pernas no geral e principalmente os glúteos.

Mônica - Cinara, quer deixar alguma mensagem para nossos amigos do blog?

Sim. A diferença entre o impossível e o possível está na determinação de uma pessoa. 

Mônica -  Nosso esporte sofre muito preconceito, ainda mais entre as mulheres, o que você diria pra essas pessoas?

O preconceito contra as atletas de fisiculturismo ou até mesmo mulheres mais musculosas vem da cultura da mulher ser submissa e inferior aos homens. Infelizmente muitas mulheres, estas que falam mal, concordam com isso mesmo que inconscientemente e os homens preconceituosos e machistas são inseguros por duvidarem de sua própria masculinidade. Corpo musculoso não é exclusividade masculina. A feminilidade não tem haver com fragilidade, mas com personalidade.
A força destas atletas não está no físico, mas no interior, por enfrentar os preconceitos e a falta de incentivo. Me tornei atleta por admirar a determinação e a coragem destas mulheres.

Cinara Polido


2 comentários:

  1. Adorei Monica, adorei a entrevista. Obrigada pela oportunidade de estar incentivando e mostrando que é só ter foco e determinação que se consegue tudo o que quer...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Puxa Mônica amei a entrevista, estava aqui toda desanimada hj e tudo o q lí me deu uma injeção de ânimo, um Up incrível!
    Obrigada por trazer pra nos a rotina, alimentação e a simpatia dessas beldades q com suas histórias de vida muito nos encantam e nos fortalece!
    Valew msm!
    ps. Cinara vc virou uma linda inspiração pra mim!
    Abração

    ResponderExcluir